Equinócio significa o momento em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do equador.
O termo tem origem na junção dos termos latinosaequus (igual) e nox (noite). Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm igual duração.
A diferença na distribuição dos raios solares entre os dois hemisférios é consequência de uma inclinação de aproximadamente 23°27’ do eixo de rotação da Terra (movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo) com relação ao eixo de translação (movimento que a Terra realiza em torno do Sol). Sendo assim, em um período do ano, a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios, alternando em outra parte do ano, conforme o movimento do planeta.
No entanto, em dois dias do ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios, caracterizando o equinócio. Os dias e as noites têm duração igual (12 horas), visto que o plano da órbita da Terra ao redor do Sol cruza o equador celeste.
O equinócio ocorre durantes os meses de março e setembro, quando há mudança de estação. No momento do equinócio, a luz solar incide de igual maneira sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.
No hemisfério sul, o equinócio que ocorre em março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em setembro inicia o outono e em março, a primavera.
O dia do equinócio de primavera e de outono pode variar de ano para ano, devido ao ano solar (trópico) ter 365 dias e mais algumas horas (365d 5h 48m 46s).
Portanto, o equinócio de outono (ou ponto Libra) acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera (ou ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.
Graças ao fenômeno da precessão dos equinócios, estes não têm uma posição fixa, e se deslocam um pouco todos os anos.
Equinócio da Primavera 2014
Em 2014 o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de Março às 16h57. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 11h51. Os instantes estão referenciados à hora legal.
Segundo os cálculos da astronomia dá-se o nome de Equinócio da Primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como Equinócio da Primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. Quando este evento acontece em março, chama-se de Equinócio da Primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o Equinócio da Primavera acontece em setembro.
A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. Nesta altura as pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.
Curiosidade sobre o Equinócio da Primavera
Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do Equinócio da Primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade. Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o Equinócio da Primavera, isto é, no momento exato em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.
Equinócio de outono marca início da estação no hemisfério sul
No momento do equinócio, a luz solar incide de maneira igual sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul. O fenômeno, também conhecido como Ponto Libra, acontece no hemisfério que transita do verão para o outono e o equinócio de primavera (ou Ponto Vernal) acontece no hemisfério que passa do inverno para a primavera.
No Brasil, a maior parte do território é compreendido no clima tropical. No entanto, a queda das folhas tornou-se um símbolo mundial do outono, graças a sua constante reprodução em peças da indústria cultural, como filmes e videoclipes.
O equinócio de outono destaca um fenômeno comum em zonas temperadas e de inverno rigoroso, mas que se tornou símbolo mundial da estação. Essa mudança de cores e perda das folhas ocorre nas chamadas florestas temperadas caducifólias, presente em países europeus, Estados Unidos, Chile, Austrália e Canadá. Caducifólia significa "folhas que caducam", ou seja, folhas que caem, envelhecem. O processo ocorre na estação do inverno e as árvores voltam a brotar novamente somente na estação da primavera.
Durante o outono, a folhagem dessas árvores fica vermelha, alaranjada e amarela, mas caem com a chegada do inverno. Trata-se de uma forma de defesa da vegetação em tempos de frio muito rigoroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espero que gostem dos lugares de Mapaca,AP.