A Lagoa dos Índios está situada em uma área de ressaca, na bacia do Igarapé da Fortaleza, no município de Macapá, a oeste do núcleo urbano, próximo ao município de Santana.
A Ressaca Lagoa dos Índios chama a atenção pelo contraste entre a bela paisagem natural e a urbanização do seu entorno. Vale destacar que a referida Lagoa dos Índios é considerada uma Área de Preservação Permanente (APP).
Lei nº. 0835, de 27 de maio de 2004, que dispões sobre o reordenamento territorial, uso econômico e gestão ambiental das áreas de ressacas, e em nível federal, pela Lei nº. 4.771/65 (Código Florestal), especialmente quando trata das áreas de preservação permanentes, sendo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) os órgãos responsáveis pelo fiel cumprimento de tais legislações em cada respectiva esfera.
Atualmente, em razão do crescimento horizontal dos municípios de Macapá e Santana, a ressaca Lagoa dos Índios ficou comprimida entre os dois municípios, sofrendo as consequências da expansão destes. E por conta disso, a Lagoa dos Índios é hoje uma região de grande valorização imobiliária, já que ali se tornou um pólo crescente dos setores educacional, empresarial, residencial e do próprio poder público, entre outros.
Texto parcial retirado do site:
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6660
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espero que gostem dos lugares de Mapaca,AP.